Irã pede a Arábia Saudita que acabe com tensões e se una contra terrorismo

Teerã, 6 jan (EFE).- O Irã pediu nesta quarta-feira à Arábia Saudita que acabe com as tensões e abandone a hostilidade, para se unirem e atuarem juntos contra o terrorismo em vez de apoiá-lo, afirmou o ministro de Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif.

Em entrevista coletiva conjunta com o ministro de Relações Exteriores do Iraque, Ibrahim al-Jafari, Zarif disse, sobre a ruptura de laços da Arábia Saudita com o Irã, que a via de "criar tensões na região deve parar" e acrescentou que o Irã não pretende criar conflitos na região.

O Irã pretende "sustentar a união do mundo islâmico diante dos inimigos do islã, incluído os sionistas (Israel)" e os extremistas que, segundo ele, se aproveitam do nome de islã "para levar adiante seus objetivos sujos", acrescentou Zarif, que criticou a cooperação da Arábia Saudita com Israel contra do Irã nos últimos dois anos e meio.

"Nós durante este tempo tentamos avançar na via da cooperação eparceria, mas infelizmente nossos vizinhos da Arábia Saudita estiveram contra", assinalou, utilizando a posição saudita à negociação nuclear entre o Irã e as potências do Grupo 5+1, para destacar que, "nesse sentido, colaboraram com o regime sionista (Israel)"

A República Islâmica do Irã se esforçou, disse, para unir a região, "que se enfrenta ao perigo do extremismo e do terrorismo", enquanto na Arábia Saudita existe apoio aos "extremistas e terroristas".

"Nós temos um respeito especial pelo mundo árabe e pela Arábia Saudita, que é parte importante do mundo islâmico, e queremos continuar os laços construtivos que tivemos no passado", concluiu.

Sobre a ruptura de laços com o Irã por Bahrein e Sudão em apoio à Arábia Saudita, o ministro iraniano disse que estas medidas são "desfavoráveis e inadequadas" e ponderou que os muçulmanos não devem se coligar uns contra os outros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos