Mina de carvão desaba no norte da China; 11 mineiros estão presos

Pequim, 6 jan (EFE).- Após desabamento de uma mina de carvão na província chinesa de Shaanxi, no centro-norte do país, nesta quarta-feira, 11 mineiros continuam presos, informaram as autoridades locais através da agência oficial "Xinhua".

O acidente ocorreu por volta das 9h local (22h, em Brasília) na mina Liujiamao da comarca de Shenmu, quando 48 pessoas trabalhavam no interior do poço, das quais 38 conseguiram sair andando.

Equipes de salvamento trabalham para tentar resgatar aos apanhados na mina acidentada, que estava operando em fase de provas.

Trata-se do segundo acidente grave sofrido pelo setor mineiro chinês nos últimos dias, já que em 25 de dezembro outra desabamento em uma mina de gesso da província oriental de Shandong deixou 17 mineiros presos, que ainda .

A China registra a cada ano vários acidentes nas minas, especialmente nas dedicadas à extração de carvão, que é sua principal fonte de energia.

A falta de medidas de segurança em alguns poços e o excesso de produção são em algumas ocasiões fatores fundamentais para estes acidentes, que o governo chinês tenta reduzir ano após ano com o fechamento das instalações mais perigosas e a introdução de maiores medidas de prevenção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos