Papa Francisco nomeia bispo de Amparo e coadjutor de Parnaíba

Cidade do Vaticano, 6 jan (EFE).- O papa Francisco nomeou Luis Gonzaga Fechio novo bispo de Amparo e Juarez Sousa da Silva novo bispo coadjutor de Parnaíba, informou nesta quarta-feira a Santa Sé em comunicado.

Fechio nasceu em 4 de dezembro de 1965 em Matão, no Estado de São Paulo, e até o momento foi titular de Puzia de Byzacena e auxiliar de Belo Horizonte.

Completou seus estudos secundários no Centro Diocesano La Salle de São Carlos, onde também se especializou em Filosofia.

Fechio estudou Teologia na Faculdade Teológica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e formou-se em Teologia Moral na Pontifícia Faculdade Teológica "Nossa Senhora da Assunção".

O novo bispo recebeu a ordenação sacerdotal em 14 de dezembro de 1990 e se integrou à diocese de São Carlos, onde exerceu o papel de vigário e pároco de Santo Antonio de Vila Prado, de "Nossa Senhora das Dores" em Bariri e reitor do Seminário Maior João Paulo II, entre outros cargoss.

Por outro lado, o papa nomeou bispo coadjutor da diocese de Parnaíba o monsenhor Silva, nascido em 30 de junho de 1961 em Barras.

Silva estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior interdiocesano de Teresina e formou-se em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1994 e exerceu o cargo de pároco de São José em Altos e trabalhou durante anos no Seminário Maior da província eclesiástica do Piauí, onde foi vice-reitor e docente.

Em 27 de fevereiro de 2008, Silva foi nomeado bispo de Oeiras e, no seio da Conferência Episcopal brasileira, é vice-presidente regional da área "nordeste 4", onde é responsável da seção de Juventude.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos