Republicanos culpam Obama e Hillary por teste nuclear da Coreia do Norte

Washington, 6 jan (EFE).- Os principais pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos afirmaram nesta quarta-feira que o teste nuclear da Coreia do Norte é culpa da política externa do presidente Barack Obama e de sua ex-secretária de Estado e favorita democrata nas primárias, Hillary Clinton.

"Este fato ressalta a gravidade das ameaças que estamos enfrentando agora e também a total loucura da política externa Obama-Clinton", disse hoje o senador Ted Cruz aos jornalistas antes de um encontro com eleitores em Iowa.

"Quando olhamos a Coreia do Norte é como olhar uma bola de cristal. Assim é como o terminará o Irã se seguirmos por este caminho errado", acrescentou o legislador pelo Texas em referência ao pacto nuclear com Teerã.

A Coreia do Norte anunciou hoje que realizou seu primeiro teste com uma bomba nuclear de hidrogênio. Trata-se do quarto teste nuclear conhecido desde 2006, quando a ONU começou a impor sanções a esse país por essas práticas.

Cruz, um dos aspirantes mais bem posicionados nas enquetes, responsabiliza Obama e Hillary por ter "liderado o mundo no relaxamento das sanções sobre a Coreia do Norte", o que permitiu o fluxo de milhões de dólares "usados para desenvolver armas nucleares".

Por sua vez, o líder nas pesquisas republicanas, Donald Trump, considerou que a China tinha ciência das ações da Coreia do Norte e que, portanto deve "solucionar o problema".

"Se não fizerem nada, deveríamos complicar a coisas para eles no comércio", sugeriu o magnata.

Em comunicado, o senador pela Flórida, Marco Rubio, acusou Obama de ter permanecido de braços cruzados enquanto "um país governado por um lunático ampliava seu arsenal nuclear".

Já o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, escreveu no Twitter que o teste nuclear mostra "o perigo de continuar a inútil política" exterior de Obama e Hillary.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos