Ataque contra base militar deixa mais de 50 mortos na Síria

Trípoli, 7 jan (EFE).- Cerca de 50 pessoas morreram e várias dezenas ficaram feridas nesta quinta-feira na explosão de um carro-bomba em frente à base militar na cidade de Zlitan, situada ao leste da capital da Líbia, Trípoli, informaram à Agência Efe fontes de Segurança.

O veículo, aparentemente conduzido por um suicida, bateu contra o portão da base, utilizada como centro de treinamento pela Guarda Costeira, que luta contra a imigração irregular, segundo a fonte.

Não existe até o momento um número oficial de vítimas, mas de acordo com a citada fonte e com meios de comunicação locais até o necrotério do hospital da cidade, situado a 175 quilômetros de Trípoli, chegaram já "cerca de 50 corpos", tanto de policiais como de civis.

"Foi possível escutar a explosão desde a cidade de Misrata que está a 45 quilômetros de Zlitan", acrescentou a fonte, que elevou a mais de 150 o número de feridos.

O atentado ocorre em meio a uma ofensiva lançada na segunda-feira pelos grupos jihadistas líbios afins à organização Estado Islâmico (EI) para tomar o controle dos portos petroleiros de Ras Lanuf e Sidra, os mais importantes do país.

Esta tentativa de ataque, repelido pela Segurança privada que protege os terminais, já causou a morte de mais de uma dezena de combatentes de ambas as partes e deixou evidente a falta de coordenação entre as forças líbias.

Segundo fontes de Segurança na vizinha cidade de Ajdabiya, até seis depósitos de petróleo estão em chamas nos dois terminais, que seguem sob o assédio das forças leais ao califado.

Os radicais, assentados em Sirte, capital do EI no litoral do Mediterrâneo, conquistaram no início da ofensiva a cidade vizinha de Ben Jawad, onde instalaram o centro de comando.

A tentativa de ataque representa uma intensificação da ofensiva dos jihadistas na Líbia, que em 2015 aproveitaram o conflito político e militar entre os governos rivais de Trípoli e Tobruk para assentar sua posição e ampliar seu território.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos