Macri chega ao Uruguai para se reunir com Tabaré Vázquez

Montevidéu, 7 jan (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, chegou nesta quinta-feira à Estadia Presidencial de Anchorena, no sudoeste do Uruguai, para participar de um almoço com seu colega do Uruguai, Tabaré Vázquez.

Este encontro oficial, para o qual o presidente da Argentina chegou de helicóptero liderando uma delegação integrada por várias autoridades governamentais, é o primeiro destino de uma viagem internacional que o levará ao Fórum de Davos na Suíça e ao Equador para uma reunião com o presidente Rafael Correa.

Entre os temas previstos para serem tratados pelos dois governantes está o comércio, os investimentos e a questão fluvial, assim como a busca de posturas comuns dentro do Mercosul em aspectos como as negociações com a União Europeia e uma aproximação da Aliança do Pacífico.

Nas últimas semanas, desde a vitória de Macri no segundo turno do último dia 22 de novembro, tanto Vázquez como outros membros do Executivo uruguaio não esconderam seu desejo de superar a deterioração das relações entre ambos os países que começou durante os governos kirchneristas.

"E agora se torna imperiosa a necessidade de restabelecê-las", disse ontem o ministro de Relações Exteriores uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, convencido da existência de um bom ambiente e disposição de ambos os lados.

Após a reunião, espera-se que ambos os presidentes façam um comunicado falando sobre os acordos alcançados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos