Noruega teve 3 vezes mais pedidos de asilo no ano passado do que em 2014

Copenhague, 7 jan (EFE).- A Noruega recebeu o requerimento de asilo de 31.145 pessoas em 2015, um número recorde e que representa quase o triplo de solicitações se comparado a 2014, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo serviço de imigração do país, o Utlendingsdirektoratet (UDI).

Mais da metade dos pedidos foi registrado entre outubro e novembro, o que fez com que as autoridades decidissem aumentar no penúltimo mês do ano a presença de agentes nos postos de fronteira e introduzir controles de identidade em todas as rotas marítimas existentes com Alemanha, Dinamarca e Suécia. A Noruega, que não faz parte da União Europeia (UE), mas aderiu ao Acordo de Schengen de livre circulação, endureceu nos últimos meses as regras para ajuda aos refugiados, seguindo o já feito por países como a Dinamarca.

Apesar de há alguns meses ter informado que receberia até 100 mil refugiados em 2016, o órgão repensou a medida e afirmou que agora acolherá, no máximo, 60 mil pessoas.

"Existe uma insegurança considerável com relação às chegadas. As medidas introduzidas na Noruega e em outros países fazem com que as estimativas máximas pareçam pouco prováveis", disse o diretor da UDI, Frode Forfang, na apresentação do relatório em Oslo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos