Segundo turno de eleição presidencial do Haiti será em 24 de janeiro

Porto Príncipe, 7 jan (EFE).- O segundo turno das eleições presidenciais do Haiti será realizado oficialmente em 24 de janeiro, segundo o decreto emitido pelo presidente do país, Michel Martelly, após a proposta do órgão eleitoral, informaram nesta quinta-feira os meios de comunicação locais.

Em seu decreto publicado ontem à noite, o chefe de Estado, cujo mandato conclui em 7 de fevereiro, convocou os eleitores às urnas para exercer o direito do voto.

O Conselho Eleitoral Provisório (CEP) do Haiti propôs na terça-feira a Martelly realizar o segundo turno das eleições presidenciais em 24 de janeiro, e não em 17, como o próprio líder tinha anunciado em 1º de janeiro.

Em carta dirigida ao chefe de Estado, o CEP garantiu que tem capacidade de realizar esses pleitos na data proposta, apesar do organismo ter que fazer frente a "limitações" durante o processo.

A carta, assinada pelo presidente do CEP, Pierre-Louis Opont, destaca que, realizando o pleito em 24 de janeiro, se "compromete" a respeitar as datas do início da legislatura do novo parlamento, prevista para próxima segunda-feira, assim como a da posse do novo presidente da República, em 7 de fevereiro, quando termina o mandato de Martelly.

Esse segundo turno deveria acontecer em 27 de dezembro, mas a oposição haitiana pressionou Martelly para que não se realizasse, após denunciar que no primeiro turno houve fraude a favor do candidato governista, Jovenel Moise, e dos aspirantes a cargos eletivos do partido governante.

Moise deve enfrentar no segundo turno o opositor Jude Celestin, que advertiu ontem que não participará do pleito, devido à fraude que, segundo sua opinião, foi cometida no primeiro turno e à pouca credibilidade do CEP.

Moise, do Partido Haitiano Tet Kale (PHTK), foi o mais votado com 32,76%, enquanto Celestin, da Liga Alternativa pelo Progresso e Emancipação Haitiana (LAPEH), obteve 25,29%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos