Caças alemães fazem primeiro voo de reconhecimento sobre Síria e Iraque

Berlim, 8 jan (EFE).- Aviões Tornado das Forças Armadas da Alemanha realizaram nesta sexta-feira seu primeiro voo de reconhecimento sobre o território sírio e iraquiano em apoio à coalizão internacional que bombardeia as posições do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), confirmou um porta-voz das Forças Armadas.

Participaram desta primeira missão dois dos quatro Tornado que a Alemanha enviou à base da Otan na cidade turca de Incirlik, para onde retornaram após documentar os alvos marcados.

Segundo um porta-voz do Ministério de Defesa alemão, outros dois Tornado se somarão semana que vem à operação na Turquia.

A Alemanha começou em dezembro a apoiar a coalizão internacional com um avião-tanque Airbus A310, destinado ao reabastecimento em voo dos caças que bombardeiam a posições jihadistas.

Dias antes o Bundestag (câmara baixa) tinha aprovado a missão militar, decidida pelo governo de Angela Merkel após os atentados de Paris em 13 de novembro.

A missão envolve 1.200 soldados, seis Tornado, dois aviões-tanque e uma fragata para proteger o porta-aviões francês deslocado até a costa da Síria, mas exclui uma participação direta nos bombardeios. EFE

nl/cd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos