Confrontos em Al-Anbar, no Iraque, deixam 44 mortos e 15 feridos

Em Bagdá (Iraque)

Pelo menos 44 pessoas, entre elas 23 integrantes das forças de segurança, morreram e outras 15 ficaram feridas em confrontos, nesta sexta-feira (8), em várias cidades da província de Al-Anbar, a oeste de Bagdá, capital do Iraque, informou à agência Efe uma fonte de segurança.

No ataque mais fatal, 18 soldados iraquianos morreram e outros sete ficaram feridos após a explosão de um carro-bomba conduzido por um suicida perto de uma concentração das tropas governamentais na região de Baruana, cerca de 260 quilômetros a noroeste de Bagdá.

A fonte explicou que se tratou do início de uma tentativa de avanço no terreno do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que foi repelido depois pelas forças iraquianas, apoiadas por combatentes tribais, o que provocou também a morte de oito jihadistas.

Por outro lado, combates explodiram entre as forças iraquianas e o EI no bairro de Al Malaab, no sul da capital provincial de Ramadi, o que causou a morte de 13 jihadistas e cinco integrantes das tropas iraquianas.

Estes confrontos, nos quais oito soldados ficaram feridos, terminaram com o controle total desse bairro por parte das forças governamentais.

Um membro da milícia pró-governo xiita "Multidão Popular" e um integrante do EI morreram em confrontos entre as duas partes, perto dos campos de petróleo de Alas, 40 quilômetros a leste de Tikrit, capital provincial de Saladino, onde dois milicianos xiitas também ficaram feridos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos