EUA expressam satisfação e felicitam México pela captura de "El Chapo"

Washington, 8 jan (EFE).- A Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) se declarou nesta sexta-feira "extremamente satisfeita" com o anúncio da captura do narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán e felicitou o governo do México pela operação.

Em mensagem em sua conta oficial de Twitter, a DEA louvou também a "coragem" demonstrada na operação de captura.

No tweet, a DEA não especifica se participou junto com as forças mexicanas da operação que capturou "El Chapo", líder do Cartel de Sinaloa e que estava foragido da Justiça após fugir pela segunda vez de uma prisão de segurança máxima em 11 de julho do ano passado.

A detenção de Guzmán aconteceu de madrugada, segundo disse uma fonte oficial à Agência Efe, em uma operação da Secretaria de Marinha (Semar) no estado de Sinaloa, onde Guzmán e outros dos mais famosos narcotraficantes mexicanos nasceram.

O resultado da operação, que teve como palco a cidade de Los Mochis, tinha sido anunciada em comunicado nesta sexta-feira pela Semar. Ela teve saldo de cinco criminosos mortos, seis detidos e um militar ferido, mas "fora de perigo".

Segundo os EUA, "El Chapo" é um dos narcotraficantes que mais droga fez circular dentro do país e, por isso, tem várias contas pendentes em tribunais federais do Arizona, Texas, Califórnia, Illinois, Flórida e Nova York, onde enfrenta dezenas de acusações por narcotráfico e lavagem de dinheiro.

A fama de "El Chapo" é tão disseminada nos Estados Unidos que a DEA o incluiu no último dia 16 de julho em sua lista de fugitivos e as autoridades ofereceram uma recompensa de US$ 5 milhões por informação que levasse a sua captura.

Em novembro do ano passado, o chefe da DEA, Chuck Rosenberg, tinha se mostrado "otimista" sobre a captura de "El Chapo" em um encontro com um reduzido grupo de meios de comunicação, entre eles a Efe.

Rosenberg também disse então que o governo dos EUA tem a intenção de pedir a extradição de "El Chapo", como já fez o presidente Barack Obama, em fevereiro de 2014, quando o traficante foi detido após sua primeira fuga de uma prisão de segurança máxima.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos