FBI detém 2 suspeitos por terrorismo em Sacramento e Houston

Los Angeles, 7 jan (EFE).- O FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, deteve nesta quinta-feira duas pessoas em Houston, no Texas, e em Sacramento, na Califórnia, dentro de uma investigação da entidade sobre terrorismo, informou a emissora "CBS".

O porta-voz do Departamento de Justiça, Marc Raimondi, confirmou para essa rede de televisão que hoje ocorreram duas detenções relacionadas "com a segurança nacional" em Houston e Sacramento.

"Não existe uma ameaça atual para a segurança pública relacionada com as detenções", acrescentou Raimondi.

O suspeito detido em Sacramento foi identificado como Aws Mohammed Yunis al Jayab, de 23 anos, nascido no Iraque e que supostamente teria chegado aos Estados Unidos como refugiado em outubro de 2012.

Jayab foi acusado de falso testemunho em relação ao terrorismo internacional e sobre suas viagens para o Oriente Médio.

Segundo um comunicado do escritório da procuradoria em Sacramento, Jayab afirmou nas redes sociais, entre novembro de 2013 e janeiro de 2014, que estava lutando na Síria com várias organizações terroristas, antes de retornar aos Estados Unidos em janeiro de 2014.

Por outro lado, o governador do Texas, Greg Abbott, aplaudiu a detenção em Houston de um "sujeito perigoso" e pediu o fim da acolhida de refugiados até que existam garantias de que não se está comprometendo a segurança dos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos