Putin põe quimono e treina com seleção nacional de judô da Rússia

Em Moscou (Rússia)

  • Alexei Nikolsky/AP

    Faixa-preta, o presidente russo luta judô com Musa Mogushkov, da seleção nacional

    Faixa-preta, o presidente russo luta judô com Musa Mogushkov, da seleção nacional

O presidente russo, Vladimir Putin, vestiu nesta sexta-feira (8) o quimono e treinou com a seleção nacional de judô, seu esporte preferido desde criança, aproveitando as férias.

Putin entrou no tatame do treinador da seleção russa, o italiano Ezio Gamba, que assumiu o cargo em 2008 e com quem os russos ganharam, pela primeira vez, medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres (foram três).

O campeão olímpico Tagir Khaybulaev afirmou à imprensa local que os judocas não receberam nenhuma recomendação especial para deixar Putin ganhar.

O treino aconteceu no centro de alto rendimento de times nacionais de Sochi, no Mar Negro, onde o chefe do Kremlin descansa por estes dias.

Também participaram do treinamento o ministro de Esportes, Vitaly Mutko, e o presidente do Comitê Olímpico Russo, Aleksandr Zhukov.

Putin, de 63 anos, confessou que, se tivesse nível para isso, gostaria de ter competido como judoca nos Jogos Olímpicos. Ele também é um grande fã de esportes de inverno, como esqui alpino e hóquei sobre gelo.

"Se tivesse essa chance e se chegasse a alcançar o nível necessário, competiria com gosto no programa de judô. É o esporte que pratiquei por quase toda a minha vida", disse.

Putin, que recebeu há três anos o oitavo dan de judô, iniciou nesse esporte aos 11 anos, o pratica ativamente, é faixa-preta e inclusive escreveu um manual sobre esta arte marcial.

"O judô não só significa boa saúde, fortes músculos e domínio das técnicas, mas também nobreza, tolerância e ajuda mútua, por isso seus princípios fundamentais correspondem plenamente com os de uma sociedade tolerante", afirmou certa vez.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos