França homenageia vítimas do ataque jihadista ao supermercado judeu

Paris, 9 jan (EFE).- Representantes das grandes confissões religiosas, junto a políticos e centenas de pessoas, fizeram uma emocionante homenagem neste sábado às vítimas do jihadista Amedy Coulibaly no supermercado judeu Hyper Cacher há um ano.

O ato foi convocado pelo Conselho Representativo de Instituições Judaicas da França (CRIF) e contou com o apoio de vários dos principais religiosos do país e do cardeal de Paris, monsenhor André Vingt-Trois.

Em discurso, o primeiro-ministro, Manuel Valls, ao lado do chefe da oposição, Nicolas Sarkozy, e da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, fez uma forte defesa do papel dos judeus na França.

"Já disse e não me cansarei de repetir, porque é uma convicção profunda: sem os judeus da França, a França não seria França", exclamou Valls, que logo depois dos atentados do janeiro do ano passado fez da luta contra o antissemitismo um dos eixos de sua resposta aos atentados.

O presidente do CRIF, Roger Cukierman, considerou que o ano passado foi "horrível" para a comunidade judaica na França e para a polícia, assim como para toda a sociedade francesa.

Entre os convidados do ato também estava o jovem Lassana Bathily, nascido no Mali, que foi considerado o herói daquele dia ao conseguir esconder vários reféns em uma câmara frigorífica e depois fugir para dar informações à polícia que finalmente conseguiu abater Coulibaly.

Os fatos, sucedidos há um ano, puseram fim a três dias de pesadelo na capital francesa, com a morte de 17 pessoas: 12 delas vítimas dos irmãos Kouachi em 7 de janeiro no ataque à revista satírica "Charlie Hebdo" e seus arredores, no dia seguinte Coulibaly assassinou uma policial e matou quatro reféns no supermercado judeu. EFE

er/cdr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos