Tensão em Colônia por manifestação de Pegida e várias contramanifestações

Berlim, 9 jan (EFE).- A cidade alemã de Colônia vive um dia de tensão neste sábado, pela realização simultânea de uma manifestação organizada pelo grupo Patriotas Europeus contra a Islamização do Ocidente (Pegida) e a ultradireitista "Pró Köln" após as agressões e assaltos na noite de ano novo, e de uma contramanifestação de esquerda.

"O ambiente está carregado de emoções. As forças de segurança separaram os dois grupos", informou a polícia local em comunicado, sem dar números da participação nas duas manifestações, embora a imprensa local fale de mil ultradireitistas e mais de 1.300 pessoas na concentração "antifascista".

Ao redor de 1.700 agentes, com material antidistúrbios, integram a equipe policial que está na cidade para evitar incidentes e confrontos.

Antes de começar as duas manifestações, mil mulheres se reuniram contra o racismo e o sexismo nas escadas da emblemática catedral de Colônia, em frente à praça da estação de trem em que foram registradas dezenas de agressões sexuais.

O alerta desencadeado pelos fatos da última noite do ano levantaram um sério debate na Alemanha, que ganhou contornos mais graves após se saber que entre os identificados pela polícia havia solicitantes de asilo.

A chanceler Angela Merkel defendeu hoje as propostas de seu partido para excluir do direito de asilo os refugiados condenados também com penas menores porque, segundo ela, não basta responder aos graves fatos de Colônia com palavras, e os cidadãos exigem ações.

"É de interesse dos cidadãos alemães, mas também da grande maioria dos refugiados que estão conosco e por isso é totalmente correto", afirmou Merkel, convencida de que as agressões de Colônia exigem 'respostas decididas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos