Vulcão Nevados de Chillán emite mais cinzas e vapor

Santiago (Chile), 9 jan (EFE).- O vulcão Nevados de Chillán, no sul do Chile, voltou a emitir neste sábado cinzas e vapor depois de registrar ontem uma leve alta da atividade sísmica.

O Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) informou hoje que o vulcão Nevados de Chillán, situado a 400 quilômetros ao sul de Santiago, continua emitindo um pouco de cinza e vapor e o alerta amarelo será mantido. Nevados de Chillán está 3.216 metros acima do nível do mar e teve sua última erupção em 1973.

Segundo o organismo, o fenômeno, que começou ontem no maciço situado na região do Bío-Bío, continuará ao longo dos próximos dias.

"Nova emissão de cinzas de curta duração relacionada à atividade de sistema hidrotermal. As emissões fracas de cinza e vapor continuarão", informou o órgão no Twitter.

O Escritório Nacional de Emergência conservou o alerta amarelo para os municípios de Pinto e Coihueco, vigente desde 31 de dezembro, e recomendou que não haja circulação de pessoas em um raio de um quilômetro em torno das crateras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos