"El Chapo" fica em prisão mais vigiada; processo de extradição já começou

Paola Martínez Castro.

Cidade do México, 9 jan (EFE).- O traficante Joaquín "El Chapo" Guzmán se encontra outra vez atrás das grades da penitenciária de Altiplano, no México, mas desta vez as medidas de segurança foram reforçadas para evitar uma nova fuga, enquanto se resolve seu processo de extradição para os Estados Unidos.

Um percurso da Agência Efe pelas imediações da prisão de máxima segurança da qual o líder do Cartel de Sinaloa escapou no dia 11 de julho do ano passado por um túnel de 1,5 quilômetro confirma a operação especial da qual participam policiais federais, estaduais e militares.

Uma fonte da Polícia Federal disse à Efe que a segurança foi reforçada nos arredores da prisão, localizada no Estado central do México, mas também na parte de dentro, aonde o chefão chegou na quinta-feira à noite em um helicóptero da Marinha procedente da capital.

Entre as medidas adotadas, detalhou, está a presença de um agente de segurança em frente à cela de "El Chapo", capturado de novo na sexta-feira na cidade de Los Mochis, no estado de Sinaloa, quando tentava escapar de uma operação federal.

Sobre a entrega do traficante aos EUA, onde enfrenta várias acusações, a Promotoria explicou que não há impedimento para executar as ordens de apreensão com fins de extradição emitidas contra ele e "muito menos o início do procedimento de extradição".

Embora seus advogados tenham interposto nos últimos meses vários recursos contra uma eventual extradição, solicitada formalmente pelos EUA, alguns deles "foram negados, enquanto outros continuam em trâmite", detalhou o órgão.

Após o escândalo criado com a fuga de julho, o governo de Peña Nieto, que antes rejeitava com veemência a extradição, parece não ter outra opção a não ser enviá-lo para os EUA, embora o processo para concretizá-lo se prevê longo, por causa dos tempos estabelecidos na lei.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos