Irã investirá na construção de refinaria de petróleo na Espanha

Teerã, 10 jan (EFE).- O Irã investirá na construção de uma refinaria de petróleo na Espanha com capacidade para produzir 200 mil barris de petróleo por dia, com o objetivo de garantir a venda do produto iraniano ao exterior.

O anúncio foi feito pelo vice-ministro de Petróleo e diretor-gerente da Companhia Nacional Iraniana de Refino e Distribuição (NIORDC), Abbas Kazemi, em entrevista à agência oficial "Irna".

Este projeto faz parte da iniciativa iraniana de contar com refinarias no exterior e que será desenvolvido em conjunto com empresas espanholas.

"As negociações estão em andamento e ainda não terminaram, mas há várias empresas espanholas que fizeram suas propostas para construir esta refinaria", afirmou Kazemi.

Embora não tenha citado nenhuma empresa concretamente, o vice-ministro indicou que o investimento nesta unidade será 50% iraniano e 50% de investidores espanhóis.

"O objetivo do Irã ao estabelecer uma refinaria na Espanha e outras em diferentes países para garantir uma perdurável segurança nas vendas e exportações de petróleo", acrescentou.

O Irã conversou nos últimos meses com Brasil, Indonésia e Índia sobre a eventual construção de refinarias nestes países, já planejando suas ações comerciais após a suspensão das sanções contra o país, contrapartida do acordo nuclear assinado com o G5+1, que deve entrar em vigor em breve.

Desde o anúncio do acordo os contatos entre Irã e Espanha se tornaram constantes, para que o país europeu retorne de algum modo ao de petróleo e gás iraniano.

No final de novembro o Irã apresentou a um auditório repleto de empresas petrolíferas internacionais de primeiro escalão a nova legislação que regerá seus contratos com investidores estrangeiros neste campo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos