Obama quer fechar Guantánamo em um ano, diz chefe de gabinete

Washington, 10 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, segue comprometido em fechar a prisão da Base Naval de Guantánamo (Cuba) antes de deixar o poder em janeiro de 2017, garantiu neste domingo seu chefe de gabinete, Denis McDonough.

"Ele sente que tem uma obrigação de fechá-la com seu sucessor, e por isso vamos fazer. Com certeza vamos", disse McDonough em uma entrevista à rede de televisão "Fox News".

O chefe de gabinete da Casa Branca não detalhou, no entanto, se o líder poderia lançar mão de medidas executivas ou decretos para fechar a prisão para suspeitos de terrorismo caso o Congresso não coopere com seu plano.

"O presidente disse que vai apresentar um plano ao Congresso e trabalhar com eles. Depois, chegaremos a alguma determinação final", disse McDonough.

Desde sua primeira campanha presidencial em 2008, Obama se comprometeu a fechar a prisão no prazo de um ano, e desde então apontou os impedimentos do Congresso para a mudança dos presos como o principal obstáculo para não cumprir sua promessa.

A Administração de Obama avançou enquanto isso na mudança de prisioneiros a outros países. Atualmente, em Guantánamo estão 105 réus dos cerca de 800 que o lugar já teve no início da década passada, a maioria sem nunca ter tido acusação formal.

A Casa Branca deve deixar a população carcerária abaixo de 100 até o final de janeiro, para acelerar as libertações daqueles que não representam ameaça e considerar opções carcerárias para os que são fichados como perigosos ou estão a espera de julgamento em comissão militar.

O Pentágono leva mais de meio ano trabalhando em um plano para fechar a prisão, e no final de 2015 a Casa Branca rejeitou um primeiro projeto por considerá-lo muito caro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos