Comboio humanitário se aproxima de Madaya, Fua e Kefraya, na Síria

Beirute, 11 jan (EFE).- Vários comboios de ajuda humanitária chegaram nesta segunda-feira aos arredores das cidades de Madaya, ao noroeste de Damasco, e a Fua e Kefraya, no norte da Síria, onde são esperados para distribuir alimentos e remédios.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos indicou que dezenas de caminhões carregados com a assistência já estão nos arredores destas cidades.

O porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na Síria, Pawel Krzysiek, informou em sua conta no Twitter que várias caravanas humanitárias, enviadas por esta organização em parceria com a ONU e o Crescente Vermelho, se dirigiam a Madaya, Fua e Kefray.

Estes dados foram confirmados também pela agência de notícias oficial síria, "Sana".

Madaya sofre o assédio do regime sírio e de seu aliado, o grupo xiita libanês Hezbollah, há seis meses; enquanto Fua e Kefraya, de maioria xiita, estão cercadas há meses pela Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda.

A ONU anunciou na quinta-feira que o Executivo de Damasco tinha autorizado a distribuição de ajuda nessas três cidades.

Um total de 4,5 milhões de pessoas vivem em zonas de difícil acesso na Síria, que incluem 400 mil que habitam áreas cercadas, bem pelo regime ou pela oposição, de acordo com dados da ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos