Peter Robinson renuncia ao cargo de primeiro-ministro da Irlanda do Norte

Dublin, 11 jan (EFE).- O primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Peter Robinson, anunciou nesta segunda-feira sua renúncia ao cargo, acrescentando que o futuro do poder compartilhado entre protestantes e católicos será "assegurado para as seguintes gerações".

Robinson, que confirmou sua saída durante um discurso na Assembleia Autônoma da Irlanda do Norte, será substituído por Arlene Foster, companheira no majoritário Partido Democrático Unionista (DUP, na sigla em inglês).

Forster já tinha assumido a liderança do partido em dezembro, quando Robinson anunciou que encerraria sua carreira política após comandar nos últimos oito anos o governo da Irlanda do Norte e a legenda fundada pelo falecido reverendo Ian Paisley.

"Se olharmos para trás, com a perspectiva da história, poderemos ver o quão longe chegamos. Agora vivemos uma nova era. Só é preciso olhar ao redor para ver o progresso conseguido, não só nas estruturas físicas que não existiam há dez anos, mas nas vidas de nossas pessoas", afirmou Robinson.

O ex-premiê, defensor da permanência da Irlanda do Norte no Reino Unido, sofreu um ataque cardíaco no início do ano passado, mas revelou que já tinha decidido anteriormente abandonar a política.

Robinson anunciou a decisão em dezembro, pouco depois que o DUP e outros quatro partidos que formam o governo terem firmado um acordo com a Inglaterra e a Irlanda para estabilizar o Executivo autônomo, lidar com a ameaça paramilitar de forma eficaz e adotar uma política orçamentária comum dentro do Reino Unido.

Além dos problemas de saúde do ex-líder do DUP, 2015 foi um ano difícil para os partidos norte-irlandeses, cujas diferenças levaram as instituições do governo e o processo de paz à beira de um colapso, situação tranquilizada após a assinatura do novo acordo. EFE

ja/lvl

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos