Rei da Tailândia sai do hospital pela primeira vez em meses

Bangcoc, 11 jan (EFE).- O rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, saiu nesta segunda-feira do hospital pela primeira vez desde que foi internado, ano passado, para realizar uma breve visita ao palácio Chitralada, em Bangcoc.

A saída aconteceu um dia depois de o Escritório da Casa Real anunciar que o monarca, de 88 anos, teve febre nas últimas duas semanas e que se recupera de uma infecção sanguínea e de uma inflamação pulmonar.

Fontes do escritório confirmaram à Agência Efe que o monarca visitou seu palácio, mas não quis divulgar imagens.

Centenas de pessoas se reuniram nas ruas dos arredores do hospital Siriraj, em Bangcoc, para ver a saída da caminhonete em que o soberano viajou, segundo o jornal "The Nation".

O rei, que esteve hospitalizado entre 2009 e 2013, ingressou de novo no hospital em maio para uma "revisão rotineira" e desde então foi tratado por excesso de líquido no cérebro, febre, infecção no sangue e inflamação dos pulmões.

Sua delicada saúde o impediu de comparecer, pelo segundo ano, nos eventos de celebração de seu aniversário, 5 de dezembro, como costumava ser habitual, e na manifestação de milhares de ciclistas, liderada pelo príncipe herdeiro realizada dias depois para homenageá-lo.

Em 14 de dezembro recebeu juízes e promotores para um evento de promoção, em sua primeira aparição pública em três meses.

O estado de saúde de Bhumibol, o chefe de Estado que está há mais tempo no cargo no mundo (desde 1946), é um tabu no país, devido a lei da lesada altivez, que blinda a Casa Real contra todo tipo de acusações e comentários.

Desde que o exército tomou o poder em um golpe de Estado em maio de 2014, se multiplicaram os casos por este crime, passível de até 15 anos de prisão para quem fizer injúrias à Coroa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos