Deputado socialista presidirá novo Congresso da Espanha

Madri, 12 jan (EFE).- O socialista Francisco Javier "Patxi" López será eleito amanhã presidente do Congresso dos Deputados da Espanha após o acordo alcançado nesta terça-feira por seu partido, PSOE, com o liberal Ciudadanos, informaram fontes parlamentares.

No último dia 20 de dezembro os pleitos legislativos deram a vitória ao governante Partido Popular (PP, de centro-direita), com 123 cadeiras (de um total de 350), seguido pelo PSOE com 90; o esquerdista Podemos com 69; e o Ciudadanos com 40.

A eleição de López fará com que, pela primeira vez na história da democracia espanhola, a presidência do Congresso seja ocupada por um partido que não ganhou as eleições legislativas.

López, de 56 anos, é um veterano socialista que presidiu o governo da região do País Basco entre 2009 e 2012 com o apoio do PP.

O acordo alcançado hoje representa que o PP contará com três membros na Mesa da Câmara, o PSOE com dois, Ciudadanos com dois e Podemos com outros dois.

O próprio presidente do governo interino, Mariano Rajoy (PP) confirmou essa distribuição de cargos durante uma reunião de seu partido.

Segundo fontes desse partido, os membros do Partido Popular não apoiarão expressamente a eleição de López, mas também não apresentarão um candidato alternativo.

A Mesa do Congresso é integrada por um presidente, quatro vice-presidentes e quatro secretários e seu trabalho é dirigir as tarefas dessa câmara.

Em relação ao Senado, o PP dispõe de maioria absoluta, o que garante a reeleição de Pio García Escudero, que já presidiu a casa na legislatura anterior.

A nova legislatura espanhola se abrirá amanhã com a incerteza sobre se haverá acordos entre os partidos para garantir a governabilidade do país ou se, pelo contrário, serão necessárias novas eleições na primavera.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos