Partidários de Assad avançam por reduto rebelde no norte de Latakia

Damasco, 12 jan (EFE).- O Exército sírio, respaldado pelo grupo xiita libanês Hezbollah, avançou nesta terça-feira pela população de Salma, o principal reduto rebelde no norte da província litorânea síria de Latakia, após confrontos contra grupos armados.

Uma fonte militar, citada pela agência de notícias oficial síria "Sana" destacou que os soldados tomaram o controle do bairro sudeste de Salma e de vários montes dos arredores, sem oferecer mais detalhes.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos confirmou que os militares e seus aliados progrediram pelos arredores de Salma, localizada na região de Jabal Akrad (Monte dos curdos, em árabe), assim como pelas povoações vizinhas de Tartiah e Kafr Delba.

Atualmente, ocorreram combates entre os partidários do governo de Damasco e a Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda, e outras organizações armadas nos acessos a Salma, indicou a ONG.

Em paralelo, a aviação russa bombardeou essa área e lançou 120 ataques aéreos nos últimos dois dias.

Latakia é um dos principais fortificações litorâneas do regime do presidente Bashar al Assad, junto à província de Tartus.

Em março de 2014, vários grupos opositores iniciaram uma ofensiva no norte de Latakia, na qual tomaram o controle de vários pontos.

A Síria é há mais de quatro anos palco de um conflito que deixou mais de 260 mil mortos, segundo o Observatório.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos