Próximo debate republicano nos EUA contará com apenas 7 participantes

Washington, 11 jan (EFE).- O próximo debate entre os pré-candidatos do Partido Republicano dos Estados Unidos para a indicação à Casa Branca contará com apenas sete participantes, o número mais baixo de todos os realizados até o momento.

O debate, que será realizado nesta quinta-feira em North Charleston, na Carolina do Sul, será exibido e moderado pela emissora "Fox Business Network" e contará com a presença do magnata imobiliário Donald Trump, do senador pelo Texas Ted Cruz, do senador pela Flórida Marco Rubio e do neurocirurgião aposentado Ben Carson.

Também participarão o governador de Nova Jersey, Chris Christie; o ex-governador da Flórida, Jeb Bush; e o governador de Ohio, John Kasich.

Ficarão fora, portanto, o senador libertário por Kentucky, Rand Paul, que tinha participado de todos os debates realizados até agora, e a ex-executiva da Hewlett-Packard Carly Fiorina, também presente em todos os encontros, exceto o primeiro.

A "Fox Business Network" informou que esses dois aspirantes participariam do debate prévio ao do horário nobre, junto com o ex-governador de Arkansas, Mike Huckabee, e o ex-senador da Pensilvânia, Rick Santorum.

Após saber que ficaria fora do debate principal, no entanto, um porta-voz da campanha de Paul anunciou que o senador não participaria do debate prévio, já que sua candidatura "é de primeiro nível".

Assim, o debate "de segunda categoria" com os aspirantes pior posicionados nas pesquisas passará a ter somente três participantes, caso Fiorina, Huckabee e Santorum confirmem sua presença, o número mais baixo desde o início da campanha.

No primeiro debate com essas características ocorrido no dia 6 de agosto, em Ohio, havia sete pré-candidatos, enquanto o debate principal contou com a presença de dez aspirantes.

O debate de quinta-feira será o sexto da campanha e o penúltimo antes das primeiras votações das primárias, o caucus de Iowa, que será realizado em 1º de fevereiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos