Trump e Hillary seguem liderando enquetes na corrida presidencial nos EUA

Washington, 12 jan (EFE).- O republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton seguem na frente na corrida pela indicação de seus partidos para as eleições presidenciais deste ano nos Estados Unidos, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela emissora "NBC".

De acordo com a pesquisa em nível nacional, elaborada entre os dias 4 e 10 de janeiro com 9.746 adultos, Trump lidera as preferências para a candidatura do Partido Republicano com um apoio de 38%.

Atrás do polêmico magnata imobiliário aparecem os senadores de origem cubana, Ted Cruz (20%) e Marco Rubio (11%).

Nenhum outro candidato conservador alcança um respaldo percentual de dois dígitos, uma vez que o quarto colocado, o neurocirurgião aposentado Ben Carson, obtém 9%, seguido do governador de Nova Jersey, Chris Christie, o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, e o senador Rand Paul, todos eles com apenas 3%.

O governador de Ohio, John Kasich, a ex-diretora-executiva da Hewlett-Packard, Carly Fiorina, e o ex-governador de Arkansas, Mike Huckabee, conseguem um respaldo de 2%.

No lado democrata a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, não dá trégua e recebe o apoio de 52% dos consultados, com relativa folga sobre seu principal rival, o senador Bernie Sanders, que alcança 37%.

O terceiro pré-candidato democrata, o ex-governador de Maryland, Martin O'Malley, aparece com apenas 2%.

A pesquisa, que tem uma margem de erro que varia entre 1,4% e 2,4%, é divulgada a poucas semanas da realização dos caucus (assembleias populares) do estado de Iowa, que representam o início do processo de eleições primárias e estão marcados para o dia 1º de fevereiro.

Em nível estadual, Trump e Cruz estão empatados com 27% em Iowa, segundo indicou hoje o site especializado Real Clear Politics, que publica uma média de todas as enquetes divulgadas até o momento sobre os caucus desse estado.

Pelo lado democrata, Hillary e Sanders estão praticamente empatados em Iowa, com 45,5% e 45,3%, respectivamente, de acordo com o Real Clear Politics.

Os resultados de Iowa costumam dar uma primeira pista de que candidatos podem ganhar em julho a indicação presidencial nas convenções nacionais de seus partidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos