Ataque contra consulado do Paquistão no Afeganistão deixa 10 mortos

(Atualiza número de vítimas e acrescenta declarações)

Cabul, 13 jan (EFE).- Pelo menos sete policiais e três suicidas morreram nesta quarta-feira em um ataque contra uma casa de hóspedes e o consulado do Paquistão na cidade de Jalalabad, no leste do Afeganistão, informaram à Agência Efe várias fontes oficiais.

O ataque, que ainda não foi reivindicado por nenhum grupo, começou para às 9h (2h30 em Brasília), quando um insurgente detonou os explosivos que levava e permitiu que outros dois entrassem em uma casa de hóspedes próxima ao consulado paquistanês, disse um porta-voz regional do exército afegão, Maqsood Sahibzada.

"O alvo dos atacantes é o consulado do Paquistão", indicou o porta-voz do exército na província de Nangarhar, cuja capital é Jalalabad.

O porta-voz do governador provincial, Attaullah Khogyanai, afirmou que o ataque terminou "após quase três horas" de confrontos e detalhou que sete dos feridos são policiais e os outros três civis.

Khogyanai disse que o primeiro dos suicidas detonou seus explosivos perto do consulado, morrendo e levando com ele três membros das forças de segurança.

Os outros dois agressores entraram na pousada, próxima à sede diplomática e a uma escola que foi evacuada, onde foram abatidos em combates que deixaram quatro membros de tropas afegãs mortos.

O porta-voz acrescentou que "nem os membros nem os funcionários" do consulado morreram ou ficaram feridos, já que "foram retirados a tempo".

Um porta-voz do ministério de Interior afegão, Najib Danish, esclareceu em seu conta no Twitter que a casa de hóspedes atacada se achava vazia no momento do assalto.

Semana passada o consulado da Índia foi atacado na cidade afegã de Mazar-el-Sharif, no norte do Afeganistão, que deixou cinco pessoas (os quatro agressores e um policial) mortos após 25 horas de enfrentamento.

Em dezembro um ataque talibã contra a embaixada da Espanha em Cabul terminou com a morte de dois policiais espanhóis, quatro agentes afegãos, dois civis e os quatro agressores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos