Ataque contra consulado do Paquistão no Afeganistão deixa 4 mortos

Cabul, 13 jan (EFE).- Pelo menos três policiais e um agressor suicida morreram nesta quarta-feira em um ataque contra uma casa de hóspedes e o consulado do Paquistão na cidade de Jalalabad, no leste do Afeganistão, informaram à Agência Efe várias fontes oficiais.

O ataque, que ainda não foi reivindicado por nenhum grupo, começou por volta das 9h local (2h30, em Brasília), quando um insurgente detonou os explosivos que levava e permitiu que outros dois entrassem em uma casa de hóspedes próxima ao consulado paquistanês, disse um porta-voz regional do Exército afegão, Maqsood Sahibzada.

"O alvo dos atacantes é o consulado do Paquistão", indicou o porta-voz do Exército na província de Nangarhar, cuja capital é Jalalabad, que acrescentou que os combates continuam entre as tropas afegãs e "um número indeterminado de insurgentes".

Um agente da polícia local, que preferiu o anonimato, explicou que um agressor suicida detonou os explosivos que levava contra as forças de segurança do consulado e depois outros dois agressores entraram na casa de hóspedes.

Segundo a fonte policial, na ação insurgente, que ainda continua, morreram três policiais e a área foi isolada.

Um porta-voz do Ministério do Interior afegão, Najib Danish, esclareceu em sua conta no Twitter que a casa de hóspedes onde os agressores estão se encontra vazia.

Um membro do parlamento de Nangarhar, Ashab Wali Muslim, disse que dois dos agressores foram detidos, enquanto outros dois se esconderam em "um colégio" perto do consulado paquistanês, que "é o alvo" do ataque.

Esta ação insurgente ocorre uma semana depois do ataque ao consulado da Índia na cidade afegã de Mazar-e-Sharif, no norte do Afeganistão, no qual morreram cinco pessoas (os quatro agressores e um policial) após 25 horas de enfrentamento.

Em dezembro um ataque talibã contra a embaixada da Espanha em Cabul acabou com a morte de dois policiais espanhóis, quatro agentes afegãos, dois civis e os quatro agressores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos