Chanceler Mauro Vieira faz primeira visita à Argentina após posse de Macri

Buenos Aires, 13 jan (EFE).- O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira chega nesta quarta-feira a Buenos Aires para realizar uma visita oficial à Argentina, a primeira após a posse do novo presidente do país, Mauricio Macri, informaram à Agência Efe fontes diplomáticas.

Apesar de Vieira não ter agenda oficial para hoje, dedicará seu tempo para preparar o dia de amanhã, no qual manterá uma sessão de trabalho com a chanceler argentina, Susana Malcorra, conforme detalharam à Efe fontes da embaixada brasileira no país.

A reunião será durante a manhã na sede do Ministério das Relações Exteriores argentino e não se descarta a participação de outros ministros no encontro, após o qual haverá uma entrevista coletiva.

Na reunião, estará na agenda a negociação do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

Macri tinha viajado ao Brasil dias antes de sua posse, como presidente eleito, para se encontrar com Dilma Rousseff, em um gesto que refletiu a intenção do novo Executivo de aprofundar os vínculos com o Brasil e principal parceiro comercial da Argentina.

Além de conversar sobre questões bilaterais naquela oportunidade, tanto Dilma quanto Macri também coincidiram em dar um novo impulso ao Mercosul, sobretudo no campo comercial, com a eliminação progressiva das barreiras tarifárias que ainda persistem no bloco, que também conta com Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Nesse contexto, Vieira se disse confiante que, com Macri na presidência, não haverá apenas um aprofundamento das relações bilaterais e no seio do Mercosul, mas que a Argentina dará uma resposta para as diferentes reivindicações brasileiras sobre as restrições no comércio entre os dois países que seguem sem solução. EFE

ngp/rpr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos