Iraque desmantela célula que planejou atentado recente em Bagdá

Bagdá, 13 jan (EFE).- A polícia do Iraque deteve nesta quarta-feira os integrantes de uma célula terrorista que introduziu em Bagdá os suicidas e o carro-bomba utilizados na terça-feira para atacar um centro comercial, onde morreram pelo menos sete pessoas.

O Ministério do Interior iraquiano afirmou em comunicado que os suicidas saíram da região de Al-Daura, no sul de Bagdá, para efetuar o ataque contra o centro comercial de Al Yauhara, no bairro de Al Yadida, também no sul da capital.

Além disso, os serviços de segurança acharam a casa onde foram preparados os explosivos e onde encontraram coletes de explosivos e câmeras com material audiovisual sobre o carro-bomba utilizado no ataque e os suicidas que o realizaram.

Além disso, acharam vídeos que demonstram a chegada dos suicidas ao bairro onde foi cometido o ataque.

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou este atentado em comunicado divulgado através do Twitter, e assegurou que quatro de seus homens realizaram essa operação contra "um grupo de apóstatas" e três deles conseguiram entrar em um lugar muito movimentado e causar "um grande massacre".

A filial do EI na capital iraquiana explicou que, depois que as forças de segurança chegaram ao local do ataque, um terrorista suicida detonou um carro-bomba, provocando sete mortes e ferimentos em dezenas de pessoas.

Ontem, o primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, qualificou o ataque contra o centro comercial de "tentativa desesperada dos terroristas", em menção aos combatentes do EI.

O Iraque vive desde junho de 2014 uma sangrenta luta contra esse grupo terrorista, que naquele ano proclamou um califado nas amplas áreas que controla neste país e na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos