Obama espera trabalhar com republicanos em "prioridades" como reforma penal

Washington, 12 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta terça-feira que espera poder trabalhar com os republicanos no Congresso este ano para levar adiante "prioridades bipartidárias" como a reforma do sistema de justiça penal.

Em plena temporada eleitoral nos EUA, devido ao pleito presidencial que acontece em novembro, "as expectativas do que vamos conseguir este ano são baixas", admitiu Obama em seu último discurso sobre o Estado da União diante do plenário do Congresso.

No entanto, o presidente afirmou que seguirá lutando para reformar o "falido" sistema de imigração, para "proteger" os cidadãos da violência das armas de fogo e pelo aumento do salário mínimo.

"Não quero falar somente sobre o próximo ano. Quero focar nos próximos cinco, dez anos, e além. Quero focar em nosso futuro", declarou o presidente no início de seu discurso.

Obama destacou os "pontos fortes" dos EUA como nação, como o "otimismo" e a "diversidade".

"Essas coisas nos dão tudo o que necessitamos para garantir prosperidade e segurança para as gerações vindouras", ressaltou o chefe de Estado dos EUA.

O "progresso" experimentado pelo país nos últimos anos, com a recuperação econômica, a reforma do sistema de saúde e a legalização do casamento entre homossexuais, entre outros avanços, "é o resultado das escolhas que fazemos juntos", comentou Obama.

"E enfrentamos esse tipo de escolhas neste momento. Vamos responder às mudanças de nosso tempo com medo, nos isolando como nação e nos colocando uns contra os outros? Ou vamos enfrentar o futuro com confiança no que somos, no que representamos, e nas coisas incríveis que podemos fazer juntos?", questionou o presidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos