Estado Islâmico assume autoria de atentado na Indonésia

Cairo, 14 jan (EFE).- O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu em comunicado a autoria do atentado que matou nesta quinta-feira em Jacarta, capital da Indonésia, pelo menos sete pessoas, entre elas cinco terroristas, segundo autoridades do país.

A nota, divulgada em fóruns jihadistas, afirma que "os soldados do califado ativaram artefatos explosivos e quatro deles atacaram com armas leves e coletes com explosivos" nesta ação terrorista na qual morreram, segundo o grupo, "cerca de 15 cruzados".

Além disso, o EI ameaçou a "população cruzada na Indonésia", à qual prometeu que, "depois de hoje, não haverá segurança na casa dos muçulmanos".

O atentado aconteceu no bairro de Jalan Thamrin, uma região do centro da capital indonésia onde ficam vários hotéis e restaurantes frequentados por estrangeiros e os escritórios da ONU, nas cercanias do palácio presidencial.

O ataque começou com uma explosão na frente de uma cafeteria da rede Starbucks que fica perto de um posto da polícia, o que deu início a um intenso tiroteio seguido por outra explosão.

A troca de tiros entre terroristas e policiais continuou em um cinema que fica no centro comercial Sarinah, onde alguns terroristas se entrincheiraram até serem mortos pela polícia horas mais tarde.

Entre os criminosos, três morreram no tiroteio, e os outros dois se suicidaram ao detonarem a bomba que transportavam na moto com a qual atacaram o posto da polícia, disse o chefe das forças de segurança, Tito Karnavian.

De acordo com ele, dois civis morreram durante o confronto - um indonésio e um canadense -, o que foi confirmado posteriormente pelo governo indonésio em comunicado. Além disso, 20 pessoas ficaram feridas ao todo, incluindo cinco policiais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos