Procuradoria francesa identifica suicida do apartamento de Saint-Denis

Paris, 14 jan (EFE).- O suicida que explodiu o apartamento em Saint-Denis no qual se entrincheiraram vários jihadistas após os atentados de 13 de novembro em Paris é um homem nascido na Bélgica e identificado como Chakib Akrouh, informou nesta quinta-feira a procuradoria da França.

O terrorista, nascido em 27 de agosto de 1990, tem também nacionalidade marroquina e pôde ser identificado graças à comparação de seu DNA com o de sua mãe, indicou a procuradoria em comunicado.

No cerco policial a esse apartamento na periferia da capital francesa, realizado no último dia 18 de novembro, morreram também o suposto cérebro dos ataques, Abdelhamid Abaaoud, e sua prima, Hasna Aitboulahcen, enquanto oito pessoas foram detidas.

Este terceiro falecido, segundo manifestaram em dezembro fontes judiciais, não estava fichado pela polícia.

A procuradoria francesa revelou esse mês suas suspeitas que Abaaoud e seu cúmplice planejavam um ataque suicida no bairro de negócios parisiense de La Défense, dias depois desses primeiros atentados, que deixaram 130 mortos e 350 feridos.

Esses dois homens tinham coletes de explosivos - um deles acionado durante o cerco das forças da ordem - com os quais os investigadores acreditam que eles cometeriam a ação em La Défense esse mesmo dia ou no seguinte, 19 de novembro.

Como apontou a procuradoria em novembro, os dois teriam feito parte de um dos comandos dos atentados de Paris de 13 novembro, concretamente o que atacou vários bares e restaurantes ao leste da praça da República, nos quais morreram 40 pessoas e outras dezenas ficaram feriadas.

A pessoa que lhes emprestou o apartamento, Jawad Bendaoud, com uma grande ficha criminal que inclui a morte de um homem, foi acusado em 24 de novembro por vários crimes, incluindo o de terrorismo, já que os investigadores acreditam que estava ciente de que as pessoas que abrigava quem eram jihadistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos