Chega aos EUA primeiro grupo de 180 cubanos em plano piloto

Washington, 15 jan (EFE).- Um total de 180 cubanos chegaram entre ontem e hoje a Laredo, no estado americano do Texas, transferidos da Costa Rica, o primeiro grupo do plano piloto com o qual foi decidido resolver a crise dos quase 8 mil imigrantes da ilha presentes temporariamente no país centro-americano.

Segundo a imprensa local, a maioria dos imigrantes do grupo foi transferida em voos da Costa Rica a El Salvador, onde tomaram ônibus para a Guatemala e depois para o México, país de onde tomaram novo voo para chegar finalmente aos Estados Unidos.

O chanceler costa-riquenho, Manuel González, anunciou na quarta-feira que a ideia é que possam ser feitas duas viagens diárias, mas admitiu que pode haver modificações nessa agenda.

O plano é uma tentativa de resolver a crise surgida em 15 de novembro do ano passado. Na ocasião, a Nicarágua proibiu a passagem por seu território de emigrantes cubanos, alegando riscos à segurança e à soberania, o que provocou que 7.802 pessoas provenientes da ilha se acumulassem na Costa Rica, onde receberam visas extraordinárias de passagem.

Os 180 migrantes partiram na terça-feira rumo a El Salvador, de onde saíram por via terrestre rumo à Guatemala e depois ao México. A viagem custa US$ 555 para cada um deles.

Cada cubano, após entrar no México, deve buscar por seus próprios meios a maneira de chegar aos EUA, onde esperam ser acolhidos através dos benefícios migratórios da Lei de Ajuste Cubano.

A última onda de cubanos tentando chegar ao território americano se deve ao medo de que essa lei, que concede benefícios de refugiados aos imigrantes da ilha que conseguem entrar no país, seja revogada com a normalização das relações entre Washington e Havana.

Na próxima segunda-feira, está prevista uma reunião técnica na Guatemala à qual assistirão representantes dos governos centro-americanos para avaliar essa primeira operação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos