Xi viajará à Arábia Saudita, Egito e Irã na próxima semana

Pequim, 15 jan (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, visitará na próxima semana a Arábia Saudita, Egito e Irã, em sua primeira viagem do ano ao exterior e que ocorre no meio da escalada de tensões na região.

Segundo anunciou nesta sexta-feira um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lu Kang, em comunicado, a viagem de Xi, entre os dias 19 e 23, corresponde a convites do rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdul Aziz, do presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, e do líder iraniano, Hassan Rohani.

Xi se desloca à região em meio fortes tensões entre Irã e Arábia Saudita, que romperam relações diplomáticas após a execução de um clérigo xiita por Riad, uma situação incômoda para Pequim, que se abastece de petróleo em ambos países.

Por outro lado, a viagem ao Irã acontece também em plena emergência deste país após anos de isolamento e quando começam a ser levantadas as sanções por seu programa nuclear, por isso que se prevê que Xi aproveitará para assinar acordos com Teerã.

A viagem é também uma amostra do crescente envolvimento diplomático chinês no Oriente Médio, pois acolheu nos últimos meses enviados do regime e da oposição da Síria, enquanto segue atuando como mediador para o diálogo entre o governo do Afeganistão e o talibã.

Além disso, considera-se que a iniciativa "Uma faixa, uma rota", com o fim do governo chinês procura aumentar a presença internacional de suas empresas imitando o antigo circuito comercial que percorria Ásia, África e Europa, também ocupe a agenda em sua viagem.

A última vez que um presidente da China viajou à região foi em 2006, quando o antecessor de Xi, Hu Jintao, esteve na Arábia Saudita.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos