Irã cumpre exigências de acordo nuclear, e potências vão suspender sanções

Viena, 16 jan (EFE).- A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou neste sábado que o Irã cumpriu as exigências para iniciar o histórico acordo nuclear pactuado em julho do ano passado em Viena e para suspender as sanções internacionais contra o país.

O tratado nuclear multilateral de Viena prevê limitar vários aspectos do programa nuclear iraniano durante períodos de entre 10 e 25 anos, em troca de suspender as medidas punitivas.

"Emiti hoje o relatório confirmando que o Irã completou todos os passos preparatórios necessários para implementar o Plano Conjunto de Ação (acordo nuclear multilateral). O relatório foi enviado ao Conselho de Governadores da AIEA e ao Conselho de Segurança das Nações Unidas", declarou o diretor-geral do organismo, Yukuiya Amano, em comunicado.

O relatório da agência nuclear da ONU "foi emitido depois que inspetores da agência verificassem no terreno que o Irã levou adiante todas as medidas requeridas para tornar possível o dia de implementação" do acordo, destacou o diretor-geral.

"As relações entre Irã e a AIEA entram em uma nova fase. É um dia importante para a comunidade internacional. Felicito a todos que ajudaram a tornar isto realidade", continuou Amano.

"É um dia muito importante. Percorremos um caminho muito longo desde que a AIEA começou a considerar o assunto nuclear iraniano em 2003", lembrou o diretor-geral.

"De acordo com seus compromissos, o Irã começará a aplicar provisoriamente o Protocolo Adicional a seu acordo de salvaguardas com a AIEA", anunciou Amano.

Desta forma, os inspetores da agência nuclear da ONU poderão realizar visitas e inspeções sem aviso prévio na República Islâmica.

"Isto aumenta as capacidades da agência de supervisionar as atividades nucleares no Irã e verificar que são pacíficas", concluiu Amano, depois de uma longa jornada de contatos diplomáticos para carimbar o histórico acordo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos