Exército libera hotel tomado por terroristas em Burkina Fasso e 126 reféns

Ouagadogou, 16 jan (EFE).- O exército de Burkina Fasso finalizou neste sábado a operação no hotel Splendid, na capital Ouagadogou, com a libertação de 126 reféns que permaneciam no interior do estabelecimento depois de um grupo de terroristas da Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) se entrincheirar ontem à noite no edifício, relataram fontes de segurança.

Além disso, o exército iniciou uma operação de rastreamento em um hotel próximo e outros estabelecimentos nos arredores do Splendid para garantir que nenhum dos terroristas se escondeu na área.

Com esta operação, o exército encerrou o ataque iniciado ontem por um comando do grupo jihadista Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) contra o hotel Splendid, situado no distrito financeiro frequentado por ocidentais e pelo pessoal da ONU.

Até o momento, 20 pessoas morreram no ataque e outras 33 ficaram feridas.

Fontes de segurança citadas pela imprensa local afirmaram que três jihadistas morreram durante a operação militar, e que algumas das 126 pessoas liberadas foram retidas para investigar um possível envolvimento no ataque.

A intervenção do exército no hotel começou à 1h30 (23h30 de sexta em Brasília) e contou com a participação de forças especiais francesas e agentes dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, que têm bases militares no país para lutar contra o terrorismo jihadista no Sahel.

Também um contingente do exército francês destacado no Mali foi a Ouagadogou para aumentar a presença militar no país.

A AQMI detonou um carro-bomba na entrada do hotel e depois começou a disparar indiscriminadamente contra hóspedes e funcionários.

A Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) também reivindicou o ataque contra o hotel Radisson Blu, um conhecido estabelecimento entre a comunidade expatriada na capital do Mali, Bamaco, que deixou 19 mortos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos