Irã liberta 4 prisioneiros irano-americanos

Teerã, 16 jan (EFE).- As autoridades iranianas puseram em liberdade neste sábado quatro prisioneiros de dupla nacionalidade irano-americana, em uma troca com outros sete iranianos nos Estados Unidos.

Entre os libertados se encontra o jornalista do "Washington Post", Jason Rezaian, detido em julho de 2014, Said Abedini, detido em 2012, Amir Mirzai Hekmati (dezembro de 2012) e Nosratolah Josraví, informou a televisão iraniana.

A troca de prisioneiros, que segundo a televisão iraniana acontece "por interesses do regime", é confirmada enquanto, em Viena, EUA e Irã avaliam os avanços do acordo nuclear.

"No marco das decisões do Conselho Supremo da Segurança Nacional do Irã e dos interesses gerais do regime, foram libertados quatro prisioneiros iranianos de dupla nacionalidade", afirmou a televisão iraniana.

A libertação tem como objetivo "a troca de prisioneiros", segundo a mensagem emitida pela televisão.

Além dos sete iranianos libertados nos Estados Unidos em virtude desta troca, a televisão iraniana disse que, segundo o acordo, deixarão de ser perseguidos pela Interpol outros 14 iranianos procurados pela polícia americana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos