Obama parabeniza presidente mexicano por captura de "El Chapo"

Cidade do México, 15 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou nesta sexta-feira em uma conversa telefônica seu colega mexicano, Enrique Peña Nieto, pela captura do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, resultado de um "trabalho eficiente" na luta contra o tráfico de drogas, informou hoje a presidência mexicana.

Na conversa telefônica, o chefe da Casa Branca "ressaltou que a ação corajosa foi resultado de um trabalho eficiente e do compromisso do presidente Peña Nieto para combater o crime organizado e o narcotráfico", segundo a nota da presidência mexicana.

Peña Nieto, por sua vez, "reiterou que combater o narcotráfico e as organizações criminosas é uma convicção firme e decidida de seu governo", e agradeceu Obama a colaboração entre as agências americanas e as forças de seu país.

O presidente mexicano destacou "a importância de manter uma frente comum contra o flagelo que representa o crime organizado".

O líder do Cartel de Sinaloa foi capturado há uma semana na cidade de Los Mochis, no noroeste do México, seis meses após ter fugido pela segunda vez de uma penitenciária de segurança máxima do país.

No último fim de semana, foram assentadas as bases para o início do processo de extradição de "El Chapo" para os EUA quando a Interpol formalizou duas ordens de detenção, com fins de extradição, contra o narcotraficante.

Esse processo pode durar vários anos, mas, desta vez, o governo mexicano parece estar disposto a enviar o criminoso para os Estados Unidos, uma reviravolta em relação à posição mantida pelo Executivo do país quando Guzmán foi capturado anteriormente, em fevereiro de 2014.

Durante a conversa telefônica, Peña Nieto também parabenizou Obama por seu recente discurso sobre o Estado da União, "assim como pelos avanços de sua Administração".

Os dois presidentes também abordaram temas relacionados com o fenômeno migratório e afirmaram que ambos têm a intenção de "aprofundar a cooperação bilateral nessa matéria", segundo a nota da presidência mexicana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos