ONU aplaude libertações e aproximação entre EUA e Irã

Nações Unidas, 16 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, aplaudiu neste sábado as libertações de americanos e iranianos e outros movimentos recentes de Washington e Teerã para melhorar suas relações.

Ban, em comunicado de seu porta-voz, se declarou além disso esperançoso com a retirada de sanções sobre o Irã, decretado pelos EUA no marco do acordo nuclear internacional fechado com as autoridades iranianas.

Ban acredita que as partes continuem na implementação completa do pacto "de boa fé" e aumentem "a cooperação em outros importantes assuntos internacionais e regionais".

Por último, Ban ressaltou a necessidade de que todos no Oriente Médio trabalhem para tornar o mundo um lugar "mais seguro através do diálogo e dos meios pacíficos".

O Irã libertou hoje o jornalista do "Washington Post" Jason Rezain, condenado por espionagem no país, e outros três presos iraniano-americanos, enquanto que os EUA anunciaram que ofereceu "clemência" a sete iranianos condenados ou que esperavam julgamento.

Além disso, Washington também informou que retirou as acusações contra 14 cidadãos iranianos, os quais a Interpol deixará de perseguir a pedido das autoridades americanas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos