UE confirma implementação de acordo com Irã e suspensão das sanções

Viena, 16 jan (EFE).- A responsável de política externa da União Europeia (UE), Federica Moghereini, confirmou neste sábado que o acordo nuclear multilateral com o Irã foi implementado hoje e, com isso, estão suspensas todas as sanções nucleares que pesavam sobre a República Islâmica.

"Como o Irã cumpriu seus compromissos, todas as sanções relacionadas com o programa nuclear do Irã foram suspensas", declarou Mogherini perante a imprensa em Viena, após uma longa jornada de negociações diplomáticas.

Todas as partes acreditam "que este acordo histórico é tão forte quanto justo", disse a responsável de política externa da UE, que coordenou nestas negociações o grupo das seis grandes potências.

O chamado grupo G5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) negociou com o Irã durante 18 meses para pactuar em 14 de julho do ano passado o histórico acordo com o Irã.

Este exige que a República Islâmica limite certos aspectos de seu programa nuclear durante um período de entre 10 e 25 anos em troca da suspensão de sanções.

A AIEA certificou hoje que o Irã iniciou todas as exigências do acordo, como o desmantelamento de centrífugas para enriquecer urânio, a exportação de urânio já produzido e remodelação da usina de água pesada de Arak para que não possa produzir plutônio.

O urânio enriquecido e o plutônio, que servem para fabricar bombas nucleares, eram a principal preocupação do G5+1.

"A UE confirmou que o marco legal para suspender as sanções relacionadas com o programa nuclear é efetivo", declarou Mogherini hoje.

"E sua aplicação correta será uma contribuição essencial para aumentar a paz, a estabilidade e a segurança regional e internacional", ressaltou.

Mogherini também destacou que este acordo demonstra que, "com vontade política e inclinação da diplomacia multilateral, é possível resolver os assuntos mais difíceis".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos