União Africana condena "covarde" ataque a hotel de Burkina Fasso

Nairóbi, 16 jan (EFE).- A União Africana (UA) condenou neste sábado o "covarde" ataque realizado por um comando da Al Qaeda no hotel Splendid de Ouagadogou, capital de Burkina Fasso, que deixou pelo menos 26 mortos e 56 feridos.

Em comunicado, a presidente da Comissão da UA, Nkosazana Dlamini Zuma, qualificou este ato como "desprezível" e ressaltou a necessidade de fortalecer e melhorar os esforços africanos e internacionais para fazer frente "à crescente ameaça do terrorismo e do extremismo na África".

Além disso, lamentou que este ataque tenha ocorrido quando Burkina Fasso começa uma "nova era de democracia, justiça, reconciliação e desenvolvimento sustentável, com o apoio dos países da região e da comunidade internacional em seu conjunto".

Por isso, Zuma reiterou a necessidade de desdobrar uma força de intervenção no norte do Mali para lutar contra os grupos criminosos e terroristas que operam a partir dessa região rumo a outros países do Sahel.

Por sua parte, o presidente do Senegal, Macky Sall, também condenou o atentado e assegurou que, como presidente rotativo da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), proporá "uma ação regional e internacional firme contra o terrorismo e o extremismo violento".

Vários países da Cedeao foram alvo de ataques terroristas perpetrados por grupos vinculados à Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) e ao Estado Islâmico.

O hotel Splendid, situado no distrito financeiro frequentado por ocidentais e funcionários da ONU, foi tomado ontem à noite por um comando da AQMI, que detonou um carro-bomba na entrada do prédio e depois começou a disparar de forma indiscriminada contra clientes e trabalhadores do hotel.

A AQMI também reivindicou no último dia 20 de novembro o ataque contra o hotel Radisson Blu, um conhecido estabelecimento entre a comunidade expatriada em Bamaco, capital do Mali, que causou a morte de 19 pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos