Avião com 3 americanos libertados parte do Irã rumo à base dos EUA

Washington, 17 jan (EFE).- Três dos quatro americanos que foram postos em liberdade ontem pelo Irã deixaram esse país neste domingo em um avião, informou o jornal "Washinton Post", aonde trabalhava um dos libertados como parte de uma troca de prisioneiros com os Estados Unidos.

Segundo o jornal, que cita fontes do governo dos EUA, os três americanos, que também têm cidadania iraniana e entre os quais está o repórter Jason Rezaian, partiram hoje de Teerã em um avião rumo a uma base militar americana na Alemanha, com uma escala na Suíça, para serem submetidos a uma avaliação médica.

Os outros norte-americanos libertados são o ex-militar Amir Hekmati e o pastor religioso Saeed Abedini, enquanto o empresário Nosratollah Khosravi-Roodsari, que também foi libertado pelas autoridades iranianas, não embarcou no avião com os demais.

"Podemos confirmar que nossos cidadãos americanos detidos foram libertados e que deles, os que quiseram deixar o Irã, fizeram isso", declarou ao "Post" um funcionário do governo que não é identificado pelo jornal.

O funcionário não esclareceu o motivo pelo qual Khosravi-Roodsari não uniu-se aos demais e pediu "respeito pela privacidade destes indivíduos e suas famílias".

A libertação dos americanos aconteceu dentro de uma troca de presos que precedeu ao anúncio sobre a entrada em vigor do acordo alcançado em julho do ano passado com o Irã sobre a paralisação de seu programa nuclear e que inclui a suspensão das sanções econômicas contra Teerã.

Dentro do acordo para a libertação dos presos americanos, os EUA ofereceram clemência a sete iranianos condenados ou pendentes de julgamento no país por delitos relacionados com o embargo econômico contra o Irã, seis deles também com dupla nacionalidade irano-americana.

Os Estados Unidos também informaram nesse sábado da retirada das acusações formuladas contra 14 cidadãos iranianos, que deixarão de ser procurados pela Interpol a pedido de Washington.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos