Japão felicita Tsai Ing-wen e espera estreitar laços com Taiwan

Tóquio, 17 jan (EFE).- O governo do Japão felicitou Tsai Ing-wen, do independentista Partido Democrata Progressista (PDP), por sua vitória nas eleições presidenciais de Taiwan, e transmitiu seu desejo de fortalecer as relações com Taipé sob sua liderança.

O ministro de Relações Exteriores japonês, Fumio Kishida, elogiou os resultados em comunicado recolhido hoje pela agência "Kyodo", em que manifesta que o resultado é uma amostra de que a democracia está "enraizada profundamente em Taiwan, um importante companheiro e prezado amigo com quem compartilhamos valores básicos".

Já que Tóquio manteve uma "relação de trabalho não governamental" com Taipé, Kishida destacou que o governo japonês "trabalhará para aprofundar ainda mais a cooperação e os intercâmbios entre Japão e Taiwan".

A terceira economia do mundo considera importante estreitar laços com Taiwan também pelo clima de tensão na região pela expansão militar marítima da China, com quem o Japão mantém disputas territoriais.

Tsai, de 59 anos, se tornou no sábado a primeira mulher presidente de Taiwan, ao obter 56,1% dos votos contra 31% de seu principal rival, Eric Chu, do até agora governante Partido Kuomintang (KMT).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos