Reino Unido expressa satisfação pelo fim das sanções ao Irã

Londres, 17 jan (EFE).- O ministro britânico das Relações Exteriores, Philip Hammond, expressou neste domingo sua satisfação pelo levantamento das sanções ao Irã, parte do acordo nuclear assinado em julho, e garantiu que o Oriente Médio é agora uma região mais segura.

Em declaração divulgada hoje, o titular do 'Foreign Office' ressaltou que o acordo nuclear foi resultado de "anos de paciência" e de uma "diplomacia perseverante".

O Conselho de Segurança da ONU levantou suas sanções ao Irã depois de a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmar que o país cumpriu a sua parte no acordo atômico assinado com o G5+1 (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e a Alemanha).

"O acordo nuclear com o Irã, no qual o Reino Unido desempenhou um grande trabalho, faz com que o Oriente Médio e o mundo estejam mais seguros. Anos de paciência, uma diplomacia perseverante e um difícil trabalho técnico deram resultado", acrescentou Hammond.

O chefe da diplomacia britânica admitiu que houve muitos céticos sobre o sucesso deste acordo, mas a AIEA confirmou que o Irã cumpriu as exigências assinadas em julho.

Ao mesmo tempo, Hammond expressou seu desejo de que as empresas britânicas aproveitem as oportunidades que se apresentam no Irã agora que as sanções internacionais foram levantadas.

"O futuro é tão importante como o alcançado" com o Irã, ressaltou o ministro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos