Turquia afirma estar satisfeita com implementação de acordo nuclear com Irã

Ancara, 17 jan (EFE).- A Turquia, importante ator regional no Oriente Médio e membro da Otan, se mostrou neste domingo satisfeita com a implementação do acordo multilateral nuclear com o qual a República Islâmica deixa para trás anos de isolamento econômico e político.

Em comunicado emitido em Ancara, o Ministério das Relações Exteriores turco insta todas as partes do acordo a trabalhar a favor da restauração da segurança e da estabilidade na região.

O chamado Plano Integral de Ação Conjunta (JCPOA, na sigla em inglês) foi implementado ontem à noite depois de o Irã cumprir todas as exigências do acordo, pactuado em julho do ano passado com seis grandes potências globais, o denominado G5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha).

"A Turquia sustentou desde o início que o único caminho para uma resolução do programa nuclear do Irã era por meio da diplomacia e das negociações", destacou a nota do Ministério.

A nota acrescentou que Ancara espera agora uma posta em prática exaustiva e sem interrupções do acordo, com plena transparência e sob a supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

"Pomos forte ênfase em que todas as partes exerçam um comportamento responsável que não fomente a divisão, para uma restauração da segurança e da estabilidade na região", concluiu o Ministério das Relações Exteriores turco.

A Turquia tentou em 2010 mediar junto com o Brasil um acordo para reduzir as tensões entre o Irã e a comunidade internacional, mas o esforço fracassou perante a falta de apoio dos Estados Unidos e outras potências.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos