UE diz que acordo nuclear oferece oportunidade para resolver conflito sírio

Bruxelas, 17 jan (EFE).- A União Europeia (UE) afirmou neste domingo que a implementação do acordo nuclear iraniano demonstra que a diplomacia e o multilateralismo geram resultados para a paz e a segurança e oferece uma oportunidade para intensificar a cooperação regional para resolver o conflito na Síria e fazer frente ao terrorismo.

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, ressaltou em comunicado que a guerra na Síria alcançou hoje "um novo nível de violência", dado que mais de 400 pessoas, entre elas mulheres e crianças, foram supostamente sequestradas ou assassinadas pelo Estado Islâmico (EI).

"Se for confirmada a informação, esses terríveis atos deixam claro mais uma vez que é hora de pôr fim à guerra civil, já em seu quinto ano, e que todos dentro e fora da Síria devem unir suas forças para eliminar a ameaça do Estado Islâmico", afirmou.

Para a alta representante da política externa da UE, o dia de implementação do acordo sobre o programa nuclear iraniano "demonstra que a diplomacia e o multilateralismo geram resultados para a paz e a segurança".

Também demonstra, acrescentou Mogherini, que a cooperação pode prevalecer sobre o confronto, e oferece uma "oportunidade para intensificar a cooperação regional para resolver a contínua crise na Síria e fazer frente à ameaça do terrorismo que todos sofremos".

Na opinião de Mogherini, "é urgente que todas as partes sírias se unam sob os auspícios da ONU e o apoio de toda a comunidade internacional para negociar uma transição política".

A UE, acrescentou, reafirma seu pleno e ativo apoio ao trabalho do enviado especial da ONU, Staffan de Mistura, para que ative em Genebra (Suíça) as negociações entre todos os partidos sírios nos próximos dias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos