Belga vinculado aos autores dos atentados de Paris é detido no Marrocos

Rabat, 17 jan (EFE).- A polícia marroquina deteve no final de semana passado um cidadão belga relacionado com os autores dos atentados de 13 de novembro em Paris, mas a princípio não com ditas ações como tais, segundo informou nesta segunda-feira o Ministério do Interior em comunicado.

O comunicado indica que o belga, que responde às iniciais J.A. e cuja identidade completa não foi facilitada, embora tenha origem marroquina, manteve um "vínculo direto" com o "cérebro" dos atentados de Paris, em referência a Abdelhamid Abaaoud.

O comunicado não explica as razões de sua estadia no Marrocos e nem precisa se o detido teve responsabilidade nos atentados de Paris, nos quais morreram 130 pessoas e foram perpetrados pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

A detenção aconteceu em Mohamedia, uma cidade litorânea situada entre Casablanca e Rabat, no último dia 15, e se desconhece se ocorreram mais detenções.

Nos interrogatórios, o detido confessou que viajou da Bélgica à Síria "com um dos suicidas de Saint-Denis" (um dos lugares de Paris onde ocorreram os atentados), e que em um primeiro momento uniu-se à Frente al Nusra (filial da Al Qaeda na Síria) para depois fazer parte do Estado Islâmico, onde aperfeiçoou seu treino em guerrilha urbana e manejo de armas.

Na Síria, teve oportunidade de estreitar relações com vários líderes do EI, entre eles o "cérebro" dos atentados, Abdelhamid Abaaoud (como ele mesmo, belga de origem marroquina), embora o comunicado não o cite por seu nome.

Estes dirigentes jihadistas "ameaçavam atentar contra a França e Bélgica", disse o detido.

Por razões desconhecidas, J.A. deixou a Síria e realizou então um longo périplo que o levou à Alemanha, Bélgica, Holanda e finalmente Marrocos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos