EI avança pela periferia da cidade de Deir ez Zor, no nordeste da Síria

Beirute, 18 jan (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) tomou nesta segunda-feira o controle de várias partes da periferia da cidade síria de Deir ez Zor, onde lançou uma ofensiva contra os distritos sob o controle do regime de Bashar al Assad, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG destacou que os extremistas conquistaram a área onde fica uma emissora de rádio no sul de Al-Bughayliyah, ao norte de Deir ez Zor, assim como um edifício na universidade da "Al Jazeera", no oeste.

Também conseguiram o domínio do campo militar de Al Sinaqa e de partes de um depósito de armas militar na cidade de Ayash, próximo a Al-Bughayliyah.

A fonte ressaltou que as forças governamentais sírias ainda conservam a base da Brigada 137 do exército.

Em comunicado divulgado ontem à noite na internet, o EI afirmou que "os soldados do califado" tinha tomado os armazéns de armas de Ayash, após combates contra o exército "nusairi " (alauita, a mesma de Assad).

O Observatório acrescentou que os radicais conseguiram hoje abrir uma nova linha de provisões desde o arredor de Deir ez Zor até Al-Bughayliyah, que passa através de Ayash.

Enquanto isso, no interior da cidade de Deir ez Zor, os terroristas intensificaram o lançamento de foguetes contra os distritos nas mãos das autoridades sírias.

O EI iniciou no sábado uma ofensiva a essa cidade, onde o Observatório indicou que 85 civis foram assassinados e outros 400 sequestrados pelo grupo.

Segundo a ONG, 50 soldados das tropas governamentais e de milícias afins morreram também durante os confrontos entre sábado e domingo.

A agência oficial "Sana" elevou o número de mortos pelos terroristas a 300, incluídas várias dezenas de crianças e mulheres, a maioria familiares de soldados de Deir ez Zor.

No entanto, estes dados foram questionados hoje pela rede Deir ez Zor 24, com ativistas nessa região, que assinalou que só 18 soldados foram assassinados pelos radicais em Al-Bughayliyah, onde várias famílias foram retidas pelo EI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos