Embaixador dos EUA em Israel critica "padrões duplos" na Cisjordânia

Jerusalém, 18 jan (EFE).- O embaixador americano em Tel Aviv, Dan Shapiro, insinuou nesta segunda-feira que Israel faz distinções entre palestinos e israelenses quando precisa castigar delitos na Cisjordânia, segundo informou o jornal "Haaretz".

Durante seu discurso na conferência anual do Instituto para Estudos de Segurança Nacional da Universidade de Tel Aviv, realizada hoje, Shapiro afirmou que Israel oferece uma resposta inadequada à violência dos colonos judeus contra palestinos nos territórios ocupados.

"Existe demasiado controle da lei nas mãos de Israel na Cisjordânia que continua sem ser comprovado (...) Há uma falta de investigações rigorosas... Em alguns casos, parece que Israel tem dois padrões de respeito à lei na Cisjordânia, um para os judeus e outro para os palestinos", declarou Shapiro.

Durante seu discurso, o diplomata fez referência ao massacre de Duma (Cisjordânia), um ataque que custou a vida de três membros de uma família palestina no ano passado.

Em setembro, o ministro da Defesa israelense, Moshe Yaalon, revelou que as forças de segurança do país conheciam a identidade dos criminosos, mas estes não foram levados perante a Justiça para evitar identificar uma fonte de inteligência.

Além disso, foi apenas neste mês de janeiro que um tribunal indiciou dois radicais judeus pelo crime.

Os palestinos criticaram então a lentidão do processo e se perguntaram se Israel tomaria "as mesmas medidas punitivas com os parentes dos supostos terroristas, da mesma forma que faz com os palestinos", em uma crítica à vontade das autoridades israelenses de encontrar os culpados.

Shapiro também chamou atenção para a necessidade de defender a solução dos dois Estados como opção viável para estabelecer a paz entre palestinos e israelenses.

Além disso, assegurou que os Estados Unidos estão "preocupados e perplexos" perante a política de expansão de assentamentos do governo israelense, "que gera dúvidas sobre suas intenções", segundo o "Haaretz".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos